Wattz a Blog!

Google está procurando maneiras para classificar sites com base em precisão das informações

static-graph

No futuro, o Google pode valorizar a precisão de seu conteúdo mais do que a qualidade de seus backlinks, de acordo com um artigo (PDF), recentemente publicado por pesquisadores da empresa.

O site New Scientist relata que o Google está trabalhando em um sistema onde ele pode determinar a confiabilidade de uma página não por quais sites linkam para ela (qualidade) ou quantos links apontam para seu site (quantidade), mas pelo número de fatos reais que ele contém.

A pontuação, chamada de Knowledge-Based Trust (Pontuação baseada em Confiança do Conhecimento/Conteúdo), seria computada para cada página por referência cruzada com fatos armazenados no Google Knowledge Vault. O Knowledge Vault é um banco de dados de 2,8 bilhões de fatos extraídos da web, e é a principal fonte de informações por trás das áreas que aparecem no lado direito de algumas pesquisas, como dados precisos de um ator baseadas em informações corretas do mesmo, como artigos precisos da wikipedia.

Quanto mais fatos reais contidos em uma página, melhor será a classificação. Nos casos em que alguns fatos são encontrados em uma página, o Google irá verificar a exatidão de outros artigos do site em questão para determinar o quanto ele pode ser confiável.

Nos testes iniciais, a equipe de pesquisa diz que a pontuação do Knowledge-Based Trust tem sido capaz de prever bem o “grau de confiança” de milhões de websites. Algo impressionante no papel, mas que desperta várias perguntas. Por exemplo, nem todo site existe para relatar fatos reais ou históricamente precisos do mundo, então como vai ser determinada confiabilidade nesses casos? O artigo em PDF diz que o Knowledge-Based Trust não é necessariamente uma substituta para o modelo de rankeamento atual, mas um complemento a eles. O que me faz pensar como sites de humor, como o Sensacionalistas, serão analisados e posicionados.

Muitas outras dúvidas surgirão ao longo do tempo e da leitura deste PDF, por isso sugerimos a leitura atenta para todos os profissionais que trabalham neste mercado. Que tal compartilhar suas dúvidas e entendimentos sobre tal novidade aqui nos comentários?

Fonte: Search Engine Journal

Guga Alves

Sócio-Fundador da Agência Wattz. Analista de Sistemas, Pós graduado em Gestão Estratégica em Marketing Digital e idealizador do site Tudo Para WordPress, Guga é conhecido por ser especialista em SEO e uma das referências em desenvolvimento WordPress no cenário brasileiro. Palestrante de eventos como a Campus Party e WordCamp's Porto Alegre, São Paulo e Belo Horizonte, além de organizador do WordCamp Rio de Janeiro.

Deixe seu comentário